terça-feira, 17 de abril de 2012

Formação teológica fundamentalista no Paraná

Seminário Batista Regular do Sul

1978 – 1982



Em 1978 o Seminário Batista Regular do Sul (SBRS em português e PBI em inglês) existia nas ideias dos casais de missionários, Clarence Anthrum Nickell Thelma Jane Nickell, George William Wells e Maxine Wells, Neal Marion Smith e Allice Grace Smith. Pastor Nilo foi o pioneiro do trabalho batista regular no Paraná e fundara em Curitiba a Igreja Batista Regular de Portão. O que havia era um terreno bem localizado, gramado e plano, em Vargem Grande, vila de Piraquara, arborizado, sem muitos vizinhos, apropriado para uma escola. Construiu-se uma pequena moradia no terreno onde Pastor C A Nickell e Dona Thelma residiram. Ao lado se construiu uma pequena meia água para guardar as ferramentas. Quando chegaram os primeiros alunos, as moças foram morar num anexo da casa dos missionários e os rapazes foram morar na meia água, que se chamava carinhosamente de “Shedd”. Provavelmente nos finais de 1978 a construção física começou. Pastor George Wells viera de Novo Hamburgo – RS e trouxera da Igreja Batista Maranata, o jovem Eugen Ziebel (Eugênio). Eugenio era um homem sarado, forte e tinha experiência em trabalhos pesados. Seria o primeiro aluno e a principal figura nas construções. Depois, também de Novo Hamburgo, veio Plínio Kremer, ex-militar da Aeronáutica, membro da Igreja Batista Maranata. Pastor George era mentor de uma tríade de rapazes, Plínio, Eugenio e Ernani Hermann, o último, já pastor em São Paulo e diretor da Imprensa Batista Regular. Dois outros alunos chegaram depois, um dos quais, Juraci José Maria, de Taboão da Serra – SP.

Em 1978, o jornal “O Batista Regular” da Associação das Igrejas Batistas Regulares passou a divulgar o início das aulas do SBRS em março de 1979, mesmo quando ainda as bases materiais da escola não haviam sido fixadas. O prédio e tudo estava por ser construído. Editaram um pequeno manual de 22 páginas dando o perfil do novo Seminário que a Associação Baptist Mid-Missions fundara em Curitiba.

Na prática, as atividades começaram em 28 de fevereiro de 1979, reservado às matrículas e ao trabalho na construção, no qual todos os alunos se veriam envolvidos. A chamada turma pioneira foi a que levantou o edíficio, suas futuras salas de aula. O SBRS cobrava por aluno Cr$ 800,00 por mês e era uma despesa elevada para as condições sócio-econômicas de cada um. Muitas vezes, os próprios missionários arrumavam serviços seus para os alunos a fim de que recebessem dinheiro para pagar suas despesas.

Chegaram também as meninas, que se formariam um ano antes, pois só podiam fazer o curso de Educação Cristã, cuja duração era de três anos. Vera, Maria Donizete Mafei, Francisca dos Santos, foram as protagonistas. Com a chegada da ex-missionária da Missão Paulo de Tarso, Maria Zuila da Silva, as jovens postulandas ficaram sob seus cuidados. Em 1981 elas se formariam sob o som de “A grande marcha de Aída”, no pátio esportivo do SBRS.

O SBRS nasceu sob o forte movimento e signo do fundamentalismo batista, da euforia do dispensacionalismo e o sionismo internacional. O ensinamento do Seminário instituia um isolamento total das demais denominações protestantes, inclusive outras igrejas de comunhão batistas e mesmo a comunhão com a Igreja Batista Bíblica (Pastor Gary Tomberlain) era vista com certos cuidados. O regimento interno do Seminário era rigoroso, embora estas exigências não fossem levadas à sério pelos membros das igrejas e congregações batistas regulares locais. No Seminário não era permitido o uso de calças compridas pelas mulheres, mas nas igrejas, a coisa corria liberada.

As disciplinas eram trabalhadas pelos professores desta forma:

Trabalho Prático – Pastor Nickell; Evangelismo Pessoal – Pastor Nilo; Doutrina – Pastor George; Síntese – Pastor Nickell; Teoria de Música – Dona Alice; Introdução à Educação Cristã – Dona Thelma, mais tarde por John Thomas Burnete; Vida de Cristo – Pastor Nilo; Escola Dominical, Dona Thelma; Regência – Dona Thelma; Homilética – Pastor Wesley Monteiro; Geografia e Arqueologia – Pastor Nickell; Introdução Bíblica – Pastor Nilo; Governo dos Batistas – Pastor Nilo; História Eclesiástica – Pastor e historiador, Francisco de Almeida Araújo; Teologia Sistemática – Pastor George; História dos Batistas – Pastor Nilo; Teologia Pastoral – Pastor Nilo e Pastor Wesley; Religiões Comparadas – Pastor Wesley; Homilética – Pastor Wesley; Missões – Pastor Neal.
(segue)



Nenhum comentário:

Postar um comentário