Síntese do livro dos Atos dos Apóstolos
Rev. C A Nickell, professor do Seminário Batista
Regular do Sul
Escritor:
Lucas, o médico – Escritor do terceiro evangelho – Lucas 1:4;
Atos 1:2. A terminologia médica está usada, assim indicando que era
o escritor – 3:7; 9:18; 12:23; 13:11. A carta de II Timóteo 4:11
declara que Lucas acompanhou Paulo nas viagens dele, provando sua
autoria. 16:9-12; 20:5;21:18;27:1 a 28:16.
Para
o nobre Teófilo 1:1
- A todos que tem interesse no princípio da Igreja de Jesus Cristo
e sua obra nos primeiros anos da vida da Igreja.
Data:
63 D.C.
Propósito:
Dar a história da continuação da obra que Jesus Cristo iniciou. A
obra agora feita pelos discípulos de Jesus Cristo sob a direção do
Espírito Santo. 1:1-2.
Versículo
chave: 1:8
Palavras
chave:
“nome” 33 vezes; “Espírito” 54 vezes.
Coisas
notáveis:
- Pedro é o instrumento humano central nos capítulos 1 a 12. E Paulo nos capítulos 13 a 28. Ambos sob a direção do Espírito Santo.
- O livro pulsa como uma “nova vida”, a do Espírito Santo. Por toda a parte ele é visto como o diretor, fonte de poder, consolador e edificador.
- Grande proeminência é dada ao Senhor Jesus Cristo, especialmente quanto a sua ressureição.
- O organismo, recém-formado, a Igreja, também é proeminente.
- O Dia do pentecoste é o nascimento da Igreja.
- A igreja é missões e “missões” é a Igreja. Estas nunca podem ser separadas. A Igreja em Antioquia é um exemplo. 13:1-4; 14:26-28.
- Interessante ver como é cumprido o verso 1:8. Inicia com a pregação em Pentecostes e terminam com o Evangelho pregado em Roma.
- A ressureição de Jesus veio a ser o ponto central e invariável pregação dos apóstolos. 4:12
- No livro de Atos temos o desenvolvimento da igreja, nascimento, desenvolvimento, crescimento, organização e diário [ACC: cotidiano].
Jóias do livro:
- Cap. 1:8 - Últimas palavras de Jesus Cristo na terra
- Cap. 1:11 – A promessa da Segunda Vinda
- Cap. 2:1-4 – Cumprimento da promessa de Jesus em João 14:16
- Cap. 2:5-11 – Propósito das línguas – evangelização
- Cap. 2:42-47 – Vida na igreja primitiva.
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