terça-feira, 8 de março de 2011

Seminário Batista Regular - Questões teológicas

Pastor George William Wells tinha forte influência do Piedmont Bible College (Estados Unidos) e seguia com rigor J. D. Pentecost e John Walword na escatologia. Avesso ao calvinismo, admitia o livre-arbítrio, aliás, nisso todos os missionários fundadores eram concordes. Usava a Tradução de Almeida Corrigida. Mais tarde aderiu a Bíblia Anotada por Scofield que usava a Almeida Atualizada.
Pastor Neal Marion Smith era o mais denominacionalmente convicto dos missionários. Se dizia batista e batista regular. Fundava igrejas e congregações batistas regulares. Ministrava cursos por correspondência sobre doutrinas distintivas dos batistas regulares. Sua tradução bíblica era a Corrigida de Almeida.
Pastor C A Nickell - menos dogmático, mais aberto de todos, costumava dizer que só se deveria brigar por uma doutrina quando ela fizesse diferença na salvação. Recomendava e insistia no uso da Tradução Atualizada de Almeida.
Trabalharam também no SBRS, o Pastor Gary Thomberlyn, da Igreja Batista Bíblica de Curitiba, um profundo conhecedor de Romanos, grande expositor das Escrituras e fundador de Igrejas.
O Pastor Francisco de Almeida Araújo, que merece um capítulo especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário