domingo, 18 de agosto de 2013

Seminário Batista Regular do Sul - 1978: a natureza

O Seminário Batista Regular do Sul é uma instituição de treinamento bíblico, sendo que cada matéria ensinada e cada trabalho prático está baseado nas Sagradas Escrituras. Por convicção, este Seminário é BATISTA, e adota os distintivos históricos batistas.

O período de instrução será de dia, assim aproveitando o tempo de mais eficácia da parte do professor e do aluno, nutrindo o princípio de fé e a persuasão que o preparo para o trabalho de Deus merece o melhor de nós. O programa é moldado para ter o máximo desenvolvimento do aluno na sua vida espiritual, intelectual, moral e social.

Um "campus" oferece muitas vantagens para o estudante, tais como: ambiente familiar e espiritual; um programa de atividades sociais, musicais, de trabalhos práticos e e de esportes; maior uso da  biblioteca, etc. Os dormitórios garantem ampla segurança e conforto com um custo mínimo.

Mantemos dentro da disciplina dos dormitórios tempos diários para devoções pessoais além de cultos públicos nos dias de aula, com ênfase na música, missões, etc.

Haverá muito incentivo para o trabalho prático nas igrejas no estreitamento das relações entre professores e alunos, sendo o Seminário internato. Será alvo fazer com que alunos se tornem pescadores de almas proficientes.

Teremos tempo para realmente desenvolver, no sentido de assistência contínua, o programa musical para todos os alunos, sabendo que isto fará uma parte vital dos seus ministérios futuros.

--------------------
Este é um texto com a marca e o sotaque do missionário George Wells.
Sendo um internato, o seminário se protegia também de possíveis desvios da personalidade humana, num ambiente com jovens solteiros, no calor da mocidade, promovendo a integração entre os sexos, dentro das rígidas regras do evangelho fundamentalista.
O texto deixa perceber a concepção de educação do SBRS, totalmente centrada no professor e na sua autoridade, não crítica, pautada na preservação dos valores batistas e do conservadorismo teológico. Discordar seria heresia. O Seminário fez com que seus alunos não percebessem os ventos da Teologia da Libertação que varriam o pensamento filosófico brasileiro nessa época, tempos de crassa ditadura em nossa pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário