domingo, 25 de agosto de 2013

Seminário Batista Regular do Sul - 1978: artigos de fé (2)

5. DO HOMEM

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o homem foi criado por Deus em inocência, porém, voluntariamente transgrediu o preceitos divinos, e, decaindo da graça de Deus, perdeu o estado da santidade que o Criador lhe dera. Em consequência da queda, todos os homens (porque todos descendem dêsse primeiro casal -- Adão e Eva) são pecadores, não por constrangimento mas por motivo de sua descendência dos cabeças da raça humana, (e do pecado original) e devido, também, à sua livre escolha. Por isso, "todos pecaram e estão destuídos da glória de Deus", e se acham sob a condenação e a ruína eterna, sem nenhuma desculpa ou defesa. Gên. 1:27; Rom. 5:12-19; Isa. 53:6; Rom. 3:23.


6. DA SALVAÇÃO

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a salvação dos pecadores é inteiramente de graça, através da obra medianeira do Filho de Deus; sem o auxílio de quaisquer méritos ou obras humanas, que nós, os pecadores, não temos; e que, para recebê-la, a única condição exigida do pecador é que êle se arrependa dos seus pecados e aceite Jesus Cristo, pela fé nÊle e no Seu sacrifício, na cruz do Calvário. Esta aceitação de Cristo, assim, importa em que o pecador nasça de novo, seja regenerado pelo poder do Espírito Santo e se torne, então, o recipiente da nova natureza - a natureza divina. Nesta bênção que o Evangelho de Cristo assegura ao pecador salvo, se inclui a justificação, acompanhada do perdão dos pecados, da imputação da justiça divina ao crente, exclusivamente pela fé no sangue remidor. Exercendo fé pessoal no Senhor Jesus Cristo, o crente é completamente justificado e entra na possessão de uma salvação certo, segura e eterna. Ef. 2:8,9; II Ped. 1:4; João 10:28, 29; 3:3-6; Atos 13:39.


7. DA IGREJA:

A. IGREJA INVISIVEL: Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Igreja invisível ou universal é o corpo e a noiva de Cristo, que Ele é a cabeça e todos os crentes os membro; e que contra ela as portas do inferno não prevalecerão. I Cor. 12:12, 13; Ef. 1:22, 23; 5:25-27, 30, 32; Mat. 16:15-19; Ef. 4:15, 16.

B. IGREJA VISÍVEL: Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Igreja visível, de Cristo, é a comunidade de crentes batizados e associados, por um pacto, na fé e comunhão mútua, segundo o Evangelho, com o propósito de observar as duas ordenanças e tudo quanto Cristou mandou; e para ser governada pela lei de Cristo e exercer os dons, direitos e privilégios que lhe são peculiares, à luz da Palavra de Deus. Os oficiais da Igreja, direitos e deveres estão claramente definidos nas Epístolas a Timóteo e a Tito. Mat. 28:19, 20; Atos 2:41, 42; Tito 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário